A palavra videolaparoscopia pode causar espanto a princípio, mas, não se preocupe, pois é muito simples!
“Laparoscopia” é um termo médico antigo que significa “avaliação/abordagem do abdome”. O termo VIDEOlaparoscopia, é a evolução desse procedimento, realizado com ajuda de aparelhagem de vídeo que possibilita uma abordagem muito menos invasiva.
Nesse tipo de cirurgia, são feitos pequenos furos por onde criam-se “portais” de acesso ao interior do abdome do paciente. Através desses portais podemos introduzir a câmera e trabalhar com pinças e grampeadores de hastes longas que alcançam o local a ser abordado.
Os benefícios da videolaparoscopia são inúmeros, entre eles podemos citar:
- Estético: cortes minúsculos na pele com resultado estético muito superior.
- Melhor visualização do campo cirúrgico: os aparelhos de vídeo hoje em dia nos trazem imagens em altíssima resolução e com uma ampliação espetacular.
- Menor chance de infecção e seroma: como as incisões são pequenas, o descolamento de tecido e acúmulo de líquidos nesses espaços (seroma) é desprezível, o que reduz drasticamente a chance de infecção.
- Diminuição da REMIT: toda vez que o organismo sofre um trauma, ele reage instantaneamente de diversas formas na intenção de controlar os possíveis efeitos dessa invasão – chamamos isso de REMIT (Resposta Endócrino, Metabólica e Imunológica ao Trauma). A redução dessa resposta através de uma cirurgia menos invasiva resulta em uma recuperação consideravelmente mais rápida.
- Menos dor no pós-operatório
- Retorno mais rápido às atividades
- Redução expressiva da chance de trombose e embolia pulmonar, etc.
