loader image

Pós-operatório

Home Cirurgia Bariátrica Pós-operatório

Pós-operatório

Esta etapa é excepcional! Frequentemente, ouvimos a frase: “por que não fiz bariátrica antes?”.
É aqui que o paciente notará uma verdadeira metamorfose em sua vida – por isso é comum o termo “borboletei”.

Do ponto de vista nutricional, o paciente iniciará com uma dieta líquida, progredirá para pastosa e progressivamente seguirá rumo a dieta sólida/normal. Uma nova educação alimentar é formada e aprende-se a escolher melhor seus alimentos. Novos gostos alimentares comumente são formados! Ao final desse caminho, o paciente terá uma dieta praticamente normal – diferente apenas pelo fato de ser tolerado um volume um pouco menor e que se espera que melhores escolhas alimentares sejam feitas.

Em relação às atividades:
No dia da cirurgia já é iniciada a deambulação (caminhada), que tem como principal objetivo prevenir complicações cirúrgicas. Em cerca de um mês, encorajamos os pacientes a iniciarem musculação e após algumas semanas, juntamente com a progressão alimentar, são iniciadas as atividades aeróbicas.

Em relação às medicações: é extremamente comum observar pacientes que antes da cirurgia tomam inúmeras medicações para controle de diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, insônia, entre outras, abandonarem todas elas. O paciente normalmente troca inúmeras medicações por uma única vitamina!

Precisando de ajuda?