Essa é uma etapa fundamental do caminho a ser percorrido. É muito comum que os pacientes cheguem ao consultório com medos e dúvidas a respeito do procedimento e é justamente nessa etapa que eliminamos essas barreiras. Sempre digo que a melhor maneira de combater a insegurança é através da informação.
A primeira etapa a ser cumprida a quem se propõe a fazer a cirurgia bariátrica é ter uma conversa detalhada a respeito de todo processo. Se você é um possível candidato, não se preocupe, passaremos por isso. Então, vamos falar de alguns detalhes do pré-operatório.
É fundamental que o paciente saiba que a cirurgia bariátrica é um processo que envolve uma vasta equipe e, além de ser avaliado pelo cirurgião, também será avaliado e acompanhado pelo nutricionista, endocrinologista, psicólogo, anestesista, cardiologista, pneumologista, entre outros.
Nesse processo diversos exames são requisitados, tais como:
- Avaliação laboratorial (exame de sangue);
- Ultrassom abdominal;
- Endoscopia digestiva;
- Espirometria;
- Polissonografia (em caso de suspeita de Síndrome de Apneia do Sono);
- Ecocardiograma, teste ergométrico (conforme indicação do especialista).
As avaliações e exames necessários podem variar de acordo com cada paciente e suas comorbidades. É importante saber que o paciente somente passará pela cirurgia após uma avaliação muito criteriosa. Qualquer detalhe que mostre que o paciente ainda não esteja pronto, pode ser decisivo em adiar a realização da cirurgia.
Cirurgia e internação
Finalizado o pré-operatório e estando o paciente apto, a cirurgia é agendada. No dia do procedimento, o paciente comparecerá ao hospital, internará e será encaminhado para o bloco cirúrgico, onde uma equipe ampla e treinada especificamente para isso estará o aguardando.
Com a anestesia, o paciente dormirá um sono profundo e em cerca de 1 hora a bariátrica é realizada.
Após um período curto de observação anestésica, o paciente será encaminhado para a enfermaria, onde começará a primeira etapa da dieta pós-operatória e fará pequenas caminhadas.
No dia seguinte, o paciente geralmente já está apto a ir para casa.

