Tanto a cirurgia bariátrica tradicional como via laparoscopia podem ser realizadas com as mesmas indicações. O Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina, por meio da Resolução CFM Nº 2.131/2015, estabelecem os seguintes critérios para o tratamento cirúrgico:
– 1ª condição:
- Tratamento clínico prévio para obesidade insatisfatório de ao menos dois anos.
– 2ª condição:
- IMC maior que 35 kg/m² na presença de comorbidades causadas ou agravadas pela obesidade. Entre as doenças estão: diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doenças cardiovasculares incluindo doença arterial coronariana, infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação, asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofágico com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, hipertensão intracraniana idiopática, estigmatização social e depressão.
- IMC maior que 40kg/m² independente da presença de comorbidades.
Calcule seu IMC:

– 3ª condição: Não ter contraindicação à cirurgia. Cabe ressaltar algumas das contraindicações:
- Idade abaixo de 16 anos: abaixo dessa idade, o risco de a cirurgia prejudicar o paciente aumenta consideravelmente, pois pode comprometer a consolidação do crescimento do indivíduo. Portanto, não é formalmente indicado, apesar de já ter sido feita em caráter de exceção.
- Idade entre 16 e 18 anos sem o consentimento dos pais ou responsáveis. O paciente até pode fazer nessa faixa etária, mas precisa que o responsável esteja de acordo.
- Incapacidade intelectual ou psicológica para seguir as recomendações pós-operatórias
- Doenças genéticas causadoras de obesidade e cujo controle e tratamento não podem ser alcançados pela cirurgia.
Observação importante: A idade acima de 65 anos já foi uma contraindicação, mas hoje em dia não é mais!